O novo laser de 40 milhões de dólares da marinha norte-americana já está totalmente operacional e pode ser visto em vídeo a «arrasar» os seus alvos.
A nova arma, um laser de 30 kilowatts, esteve em testes durante quatro meses e foi integrada nos sistema do USS Ponce.
Imagens recentemente divulgadas mostram o aparelho em acção, derrubando um drone dos céus e detonando um lança-granadas numa pequena embarcação (ver abaixo).
De acordo com o chefe do Office of Naval Research, «Esta foi a primeira vez na História documentada que um sistema de armamento de energia direcionada foi implantado, no que quer que fosse».
«Já não estamos a testar [o laser]. Está totalmente operacional. Está num navio no Golfo Pérsico», acrescentou Matthew Klunder.
«Isto nao é algo que guardamos numa caixa à espera de uma ocasião especial. Estão a usá-lo todos os dias», contou.
Segundo a Sky News, a implantação do novo laser surge após diversos países terem desenvolvido capacidade de produzir mísseis de longo alcance, o que forçou a marinha dos EUA a realizar as suas operações mais longe da costa.
Os planos passam por criar um laser mais potente, com 100 a 150 kilowatts, que consiga fazer detonar mísseis de milhões de dólares.
Esse laser está ainda em desenvolvimento e só deverá ser implantado num navio em 2017.
O laser a bordo do USS Ponce ainda não foi utilizado para enfrentar nenhuma ameaça real, mas foi testado contra o tipo de alvos que é esperado vir a encontrar.
«Tudo correu sempre bem. Na verdade, nunca falhámos [o alvo]», sublinhou Klunder. «Se hoje tivermos que defender a embarcação, eliminaremos qualquer ameaça que se aproxime», concluiu.
Fonte: DD
Sem comentários:
Enviar um comentário