NASA / Swift / Cruz Dewilde
Uma explosão de raios gama poderia desencadear uma extinção em massa das espécies na Terra como à milhões de anos, e uma explosão deste tipo na Via Láctea pode reaparecer e teria consequências catastróficas para o nosso planeta, conclui um estudo.
Segundo o estudo publicado na revista Physical Review Letters, estas explosões ocorreram no nosso planeta durante os últimos biliões de anos e haveria causado a extinção massiva do Ordoviciano.
As explosões de raios gama são explosões de radiação eletromagnética que emitem tanta energia quanto o Sol. Os cientistas acreditam que estas explosões podem ser causadas pela colisão de estrelas mortas ou de hiper novas.
Se uma explosão de raios gama ocorrer na Via Láctea, causará estragos sérios na Terra, mesmo que o seu foco esteja a milhares de anos-luz de distância. Embora os raios gama não penetrem na atmosfera, gerariam uma série de reacções químicas que pode destruir a camada de ozono.
Sem essa camada protetora, os raios ultravioleta do sol provocaria um extermínio no nosso planeta. Além disso, os autores do artigo salientam que este estudo pode ajudar a explicar o chamado paradoxo de Fermi, a aparente contradição entre a alta probabilidade de vida extraterrestre e da falta de evidência dela.
Fonte: RT
Sem comentários:
Enviar um comentário