quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Os cientistas sabem o que pode acabar com a Terra desde o espaço ... e não é um asteróide

NASA / Swift / Cruz Dewilde

Uma explosão de raios gama poderia desencadear uma extinção em massa das espécies na Terra como à milhões de anos, e uma explosão deste tipo na Via Láctea pode reaparecer e teria consequências catastróficas para o nosso planeta, conclui um estudo.

Segundo o estudo publicado na revista Physical Review Letters, estas explosões ocorreram no nosso planeta durante os últimos biliões de anos e haveria causado a extinção massiva do  Ordoviciano.

As explosões de raios gama são explosões de radiação eletromagnética que emitem tanta energia quanto o Sol. Os cientistas acreditam que estas explosões podem ser causadas ​​pela colisão de estrelas mortas ou de hiper novas.

Se uma explosão de raios gama ocorrer na Via Láctea, causará estragos sérios na Terra, mesmo que o seu foco esteja  a milhares de anos-luz de distância. Embora os raios gama não penetrem na atmosfera, gerariam uma série de reacções químicas que pode destruir a camada de ozono.

Sem essa camada protetora, os raios ultravioleta do sol provocaria um extermínio no nosso planeta. Além disso, os autores do artigo salientam que este estudo pode ajudar a explicar o chamado paradoxo de Fermi, a aparente contradição entre a alta probabilidade de vida extraterrestre e da falta de evidência dela.

Fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...