Coube ao Nobel da Física Leon M. Lederman acertar o relógio em 2002
Getty Images
|
Os cientistas atómicos marcaram para quinta-feira uma conferência de imprensa internacional para fazer "um grande anúncio". Estaremos mais perto ou mais longe do fim do mundo?
O relógio simbólico foi criado em 1947 para mostrar a distância a que a civilização se encontra de uma catástrofe global. Guerras, uso de armas nucleares e alterações climáticas são alguns dos fatores que os cientistas têm em consideração quando movem os ponteiros do relógio. Desta forma, os ponteiros aproximam-se ou afastam-se da meia-noite, que representa o apocalipse, conforme a situação mundial.
A última vez que o "Relógio do juízo Final" foi acertado foi em janeiro de 2012, quando passou dos seis para os cinco minutos para a meia-noite.
O Boletim de Cientistas Atómicos foi fundado em 1945 por cientistas que ajudaram a desenvolver a bomba atómica e conta atualmente com 18 prémios Nobel entre os seus diretores e patrocinadores.
Acertado em 1947 para as 23:53 (sete minutos antes da meia-noite), o relógio viu os seus ponteiros moverem-se 17 vezes em resposta a acontecimentos mundiais.
Fonte: Visão
Sem comentários:
Enviar um comentário