Estudos anteriores já tinham revelado que a bebida podia ajudar a combater o cancro. Agora, os cientistas descobriram como
Há um composto no chá verde capaz de matar as células degenerativas no cancro da boca, deixando intactas as saudáveis. Se a possibilidade de a bebida ajudar no combate ao cancro já era conhecida da comunidade médica e científica, só agora, no entanto, os investigadores conseguiram perceber ao certo porquê. A esperança é a de conseguir novos tratamentos para o cancro oral e outras formas da doença.
Cientistas da Univerisdade da Pensilvânia, nos EUA, analisaram o mecanismo que permite ao EGCG, um componente do chá verde, atingir especificamente as células doentes e chegaram à conclusão que a resposta pode estar no desencadear de um processo nas mitocôndrias, as fábricas de energia das células, que leva à sua morte.
"O EGCG faz qualquer coisa que danifica a mitocôndria", explica o professor Joshua Lambert, especialista em ciência alimentar da universidade. "Esse dano mitocondrial estabelece um ciclo que provoca mais danos e assim sucessivamente", até que a célula morre. Os danos em causa serão provocados pela formação de moléculas quimicamente reativas que contêm oxigénio. Quando os níveis destas moléculas aumentam significativamente, as estruturas das células sofrem, num processo conhecido como stress oxidativo, ao mesmo tempo que "desligam" o mecanismo de proteção das células.
Segundo os investigadores, todo este processo dá-se exclusivamente nas células cancerígenas.
Fonte: Visão
Sem comentários:
Enviar um comentário