WIKIPEDIA
Os cientistas prevêem um terramoto catastrófico na Sibéria que poderiam causar grande devastação na sequência de uma onda de atividade sísmica incomum. Além disso, os cientistas que monitorizam prevem que esta atividade poderia um dia partir o continente a euro asiático ao meio.
Mais de 50 grandes terramotos foram registrados em todo o norte do Lago Baikal este ano, que variam em magnitude de 3,0 a 5,0 na escala de Richter, informa o ' Siberian Times '.
Alguns especialistas sugerem que toda a área de Baikal, um rifte continental gigante que se estende por 2,5 mil quilómetros do Norte da Mongólia a Sul Yakutia entrando no Oceano Árctico, está passando por uma fase de aumento da atividade tectónica.
Isso pode ocorrer a cada 50 ou 60 anos, e um terramoto poderia agora ter um impacto potencialmente negativo em vilas e cidades, bem como em projetos de infra-estruturas, tais como gasoduto do Extremo Oriente e a ferrovia Baikal-Amur no leste da Sibéria.
Alguns cientistas especulam que, com o tempo, em cerca de 650 milhões de anos a atividade sísmica constante pode levar a todo o continente da Euroásia se rasgue em metade na zona de Baikal.
Fonte: RT
Sem comentários:
Enviar um comentário