Será que no futuro, a mobília da nossa casa conseguirá montar-se sem a intevenção de um humano? Um laboratório do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que investiga essa matéria divulgou um vídeo onde mostra uma cadeira a «construir-se» sozinha.
O modelo em miniatura da cadeira é constituído por seis peças, cada uma com íman nas pontas. As peças são largadas num tanque de água com correntes, fazendo com que cada extremidade magnética «encontre» o seu par.
Trata-se de um projecto do «self-assembly lab» do MIT, que estuda como no futuro a mobília e outras estruturas poderão «montar-se» sem ajuda.
A ideia é de Skylar Tibbits e da sua equipa de investigadores. Athina Papadopoulou, que integra a equipa, disse ao Wired que a cadeira lança um equilíbrio delicado entre «controlo» e «caos».
Com demasiada aleatoriedade, se as peças da cadeira não fossem desenhadas para «encontrar» o seu par, então o produto final não seria uma cadeira; mas se as forças das correntes estivessem programadas para colocar as peças directamente nos sítios certos, nesse caso, mais valia os humanos construírem-na à mão.
No ponto em que está, o projecto é um indicador visual que o conceito das estruturas que se montam sozinhas é possível, embora nesta altura, nada viável, já que demoraríamos menos tempo a montar a cadeira à mão: A miniatura levou sete horas a ficar pronta.
A equipa planeia agora aumentar a escala e incluir no projecto um conjunto de 100 cadeiras de tamanho real que se montarão ao mesmo tempo.
Ler mais AQUI
Sem comentários:
Enviar um comentário