wikipedia.org
As conferências anuais reúnem pouco mais de cem pessoas mais influentes do mundo não deixaram de ser o centro das teorias conspiratórias foram realizadas desde primeiras décadas.
Nome: Origina-se no Hotel Bilderberg, o local da primeira reunião.
Primeira reunião: Oosterbeek, Países Baixos de 29 para 31 de maio de 1954.
Fundador: O emigrante judeu e conselheiro político polaco Jozef Retinger, preocupado com o crescimento do anti americanismo na Europa.
Objetivos: Para melhorar o diálogo entre a Europa e a América do Norte.
Participantes: Entre 120 e 150 pessoas. O Clube Bilderberg é composto por alguns investidores internacionais, banqueiros, donos dos meios de comunicação, políticos e membros da realeza, enquanto que outras pessoas tem acesso às reuniões por convite.
Formato: As discussões informais geralmente realizado a cada ano e dura três dias em meio a alta segurança. São dedicados a tendências globais e as questões relevantes que o mundo enfrenta.
Os participantes podem fazer uso do que foi dito nas reuniões sem revelar a identidade ou afiliação dos oradores. Embora o clube tenha um website onde declara as suas origens, objetivos e lista de participantes, os eventos anuais são realizados à porta fechada e sem acesso aos jornalistas. As conclusões destes fóruns nunca foram tornados públicos.
Este grau de confidencialidade é explicado com a intenção de que cada participante pode falar livremente num ambiente de confiança. A falta de transparência da conferência deu origem a teorias conspiratórias que têm atribuído ao clube as funções determinar o destino do mundo e chegar a acordo sobre estratégias para dominar o mundo .
Governança e financiamento: Um comité de direção, cujos os membros são eleitos para um mandato de quatro anos, nomeia o presidente. Este prepara a agenda de encontros e convidados selecionados. A subscrição privada abrange a totalidade dos custos de manutenção da secretaria do clube, enquanto os membros do comité de direcção do país de acolhimento suportam os custos de alojamento.
Os participantes da realeza: Rainha Beatriz dos Países Baixos (1997, 2000), o príncipe Bernhard dos Países Baixos (1954, 1975), Charles, Príncipe de Gales, Reino Unido (1986), rei da Espanha Juan Carlos I (2004 ), o Príncipe Philippe da Bélgica (2007), o príncipe Philip, duque de Edimburgo, Reino Unido (1965, 1967), Sofia da Grécia, rainha consorte de Espanha (2008-2010).
Alguns participantes da última conferência em Copenhague, na Dinamarca (2014): O diretor-geral do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde; o ex-secretário de Estado Henry Kissinger; então secretário-geral da NATO, Anders Fogh Rasmussen; o chefe editor do The Economist, John Micklethwait; o ex-primeiro-ministro Italiano Mario Monti; Princesa Beatriz dos Países Baixos; Ministro dos Negócios Estrangeiros da Suécia, Carl Bildt; Presidente da Airbus, Thomas Enders.
Fonte: RT
Sem comentários:
Enviar um comentário