Os soldados alemães não sabiam que as granadas italianas tinham duas cavilhas e atiravam-nas apenas com uma removida. Os aliados agradeceram e até mandaram suspender os reforços.
Tudo começou quando foi encontrado, recentemente, no sul de Itália, um estranho invólucro de bala, que, aberto, tinha uma mensagem em código.
À falta de uma descodificação mais rigorosa, um utilizador da Internet usou os registos guardados pelo avô para conseguir uma tradução: as letras, da esquerda para a direita, de cima para baixo, formam a seguinte frase: ELES - LANÇAM - GRANADAS - NÓS - PUXAMOS - CAVILHAS - E - LANÇAMOS - DE VOLTA.
O código final na parte inferior é outra frase: AVISAR PARA OS REFORÇOS AGUARDAREM - NÃO SÃO NECESSÁRIOS.
«A mensagem, à primeira vista, não parece fazer sentido. O inimigo lançava granadas ainda com as cavilhas de segurança e os soldados aliados devolviam-nas, agora já sem essas cavilhas de segurança? Quem poderia ser tão burro?».
Mas a explicação pode ser muito mais simples do que parece: as granadas italianas tinham duas cavilhas de segurança e quem as estava a usar eram alemães. Que não sabiam do detalhe...
Fonte: TSF
Sem comentários:
Enviar um comentário