sexta-feira, 27 de março de 2015

Islândia mapeia ADN de toda a sua população

Islândia mapeia ADN de toda a sua população

Cientistas na Islândia mapearam com sucesso o código genético do «país inteiro». A proeza foi realizada através da combinação de dados de ADN com árvores genealógicas.

Representantes da equipa científica deCODE, responsável pelo mapeamento, disseram que agora podem encontrar todas as mulheres que correm risco de desenvolver cancro da mama «com o apertar de um botão» – e que seria um crime não usar essa informação.

A pesquisa científica, publicada no jornal científico Nature Genetics, usou os dados para fazer uma série de descobertas, incluindo a idade do último ancestral em comum de todos os homens.

O ADN é passado de geração para geração, assim, ao descodificar o código genético de uma criança, é possível mapear o ADN dos seus país e avós.

A equipa pesquisou as sequências de ADN de dez mil pessoas e combinou os dados com árvores genealógicas.

«Usando essas técnicas podemos prever, com substancial exatidão, o genoma de toda a nação», disse o chefe executivo do deCODE, Kari Stefansson.

Mutações nos genes chamados BRCA ocasionam um elevado risco de desenvolvimento de cancro. Foi isso que motivou a actriz Angelina Jolie a ter os seus seios e ovários removidos.

«Podemos, na Islândia, descobrir todas as mulheres que carregam mutações no gene BRCA2», disse Stefansson.

«O risco poderia ser anulado com mastectomias e ovariotomias preventivas. Seria criminoso não tirar vantagem disso e estou convencido de que os meus compatriotas irão começar a usar estes dados.»

Os dados por enquanto são anónimos. Usar este tipo de informações em medicina poderia levantar questões éticas – como identificar genes mortíferos em pessoas que nunca se voluntariaram para estudos de ADN.

Stefansson disse que muito debate está ainda por vir.

Fonte: DD

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...