sexta-feira, 6 de março de 2015

Sete anos e meio depois, a Dawn entrou em órbita de Ceres

A imagem mais recente de Ceres divulgada pela NASA
A imagem mais recente de Ceres divulgada pela NASA
Fotografia © NASA/Twitter
Sonda da NASA fez história e chegou hoje ao seu destino, quase oito anos depois de começar a viagem. Poderá finalmente desvendar o mistério das duas luzes que brilham no planeta anão.

A sonda Dawn tornou-se hoje a primeira a entrar em órbita de Ceres, o maior objeto da cintura de asteroides entre Marte e Júpiter. Eram 12:39 em Portugal.


Foram necessários sete anos e meio para a Dawn chegar ao seu destino, onde permanecerá durante os próximos 14 meses, a mapear o pequeno planeta. Ceres é o primeiro dos planetas anões a ser visitado por uma sonda e as descobertas da missão da NASA podem mesmo revelar novos dados sobre a origem do sistema solar.

Quando atingir o ponto mais próximo de Ceres, a sonda Dawn estará a apenas 40 mil quilómetros do planeta anão, ou seja, "dez vez mais próximo que a distância entre Lua e a Terra", explicou Robert Mase, o líder do projeto de investigação da NASA.

A Dawn estará agora mais próxima de descobrir o mistério das duas luzes que brilham em Ceres e que a NASA ainda não conseguiu explicar. A composição e características geológicas do planeta anão são desconhecidas e os cientistas da agência espacial americana esperam agora, com a aproximação da sonda, obter informações mais precisas.

Ceres é o maior objeto da cintura de asteroides entre as órbitas de Marte e Júpiter e foi descoberto em 1801 pelo astrónomo italiano Giuseppe Piazzi - inicialmente foi considerado um planeta, depois um asteroide e agora é designado como planeta anão. Esta missão da NASA poderá devolver-lhe o estatuto de planeta.


Fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...