NASA apresentou um mapa interativo do Google que rastreia o caminho do eclipse solar que terá lugar no dia 20 de março. É o maior eclipse solar desde 1999 e terá lugar numa área do Atlântico Norte. Além disso, a Europa, Norte da África e partes do Oriente Médio vai ver um eclipse parcial.
O mapa foi publicado pela NASA no seu site. As linhas azuis determinam os limites das regiões onde vai Eclipse solar total. Vermelho, por sua vez, define onde o fenómeno vai durar mais tempo. As linhas amarelas indicam a hora e local do eclipse máximo em 10 minutos.
O marcador GD mostra a localização de maior duração do eclipse: 2 minutos 46,9 segundos. Estará localizado no Atlântico Norte, a leste da Islândia. No entanto, até mesmo os observadores a centenas de quilómetros deste ponto teórico de maior duração também vão apreciar o eclipse, mesmo parcial: o mais importante é que o céu não esteja nublado, indica a NASA .
O usuário pode mover o mapa com o rato, aumentar e até mesmo escolher um possível ponto de observação pressionando o botão esquerdo do rato. Neste último caso, outro marcador vermelho e uma janela pop-up quando o início e o fim do eclipse, total ou parcial, coordena o tempo de duração máximo do eclipse. De acordo com o mapa, o eclipse de sexta-feira não pode ser observado a partir dos países localizados no hemisfério sul e da América do Sul e do Norte. No entanto, a maior parte da Eurásia, Norte de África e no Médio Oriente vai poder apreciar este fenómeno celestial.
SAIBA MAIS sobre NASA
Fonte: RT
Sem comentários:
Enviar um comentário