sexta-feira, 6 de março de 2015

Unesco. Destruição de cidade histórica pelo Estado Islâmico é "crime de guerra"


Nimrud, fundada há mais de 3.300 anos, foi uma das capitais do império assírio. Situa-se nas margens do Tigre, a cerca de 30 quilómetros de Mossul.

"Não podemos continuar calados. A destruição deliberada do património cultural constitui um crime de guerra". A Unesco reage assim à destruição pelo autodenominado Estado Islâmico (EI) da cidade histórica de Nimrud, jóia arqueológica do norte do Iraque.

A directora-geral da Organização das Nações para a Educação, Ciência e Cultura, Irina Bokova, apelou a todos os responsáveis políticos e religiosos para que se "levantem contra esta nova barbárie". 

Em comunicado, a responsável indicou ter "recorrido ao presidente do conselho de segurança das Nações Unidas e à procuradora do Tribunal Penal Internacional sobre esta questão", e apelou "à comunidade internacional" para que "una esforços" para "travar esta catástrofe". 

Nimrud antes da destruição. Imagem: Reuters

Para Bokova "a limpeza cultural em curso no Iraque não poupa nada nem ninguém: visa as vidas humanas, as minorias e faz-se acompanhar da destruição sistemática do património milenar da humanidade". 

O Ministério do Turismo iraquiano disse que os jihadistas começaram na quinta-feira a destruir as ruínas assírias de Nimrud, alguns dias após a difusão de um vídeo que mostra a destruição de esculturas pré-islâmicas de valor inestimável no norte do Iraque. 

O EI "tomou de assalto a cidade histórica de Nimrud e começou a destruí-la com 'bulldozers'", disse o ministério do Turismo e das Antiguidades na sua página oficial na rede social "Facebook". 

A presidente da comissão de Turismo e Antiguidades da província de Ninive, onde se situa Nimrud, Balquis Taha, disse que a cidade contém "tesouros arqueológicos de valor incalculável". 

Nimrud, fundada há mais de 3.300 anos, foi uma das capitais do império assírio. Situa-se nas margens do Tigre, a cerca de 30 quilómetros de Mossul, onde, há uma semana, o Estado Islâmico destruiu esculturas pré-islâmicas.

Mossul, principal cidade do norte do Iraque, está sob controlo dos terroristas desde Junho passado.

Fonte: RR




Fonte: RT

People walk through the rubble of the Prophet Younis Mosque after it was destroyed in a bomb attack by militants of the Islamic State, formerly known as the Islamic State in Iraq and the Levant (ISIL), in the city of Mosul, July 24, 2014. (Reuters)

People walk through the rubble of the Prophet Younis Mosque after it was destroyed in a bomb attack by militants of the Islamic State, formerly known as the Islamic State in Iraq and the Levant (ISIL) in the city of Mosul, July 24, 2014. (Reuters)




Fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...