Transformar um cubo num quebra-cabeça rotativo não é tão difícil quanto parece. A ideia foi, inclusive, criada por Ernő Rubik: o Cubo de Rubik (também conhecido como Cubo Mágico) foi inventado pelo arquitecto em 1974 e sem o auxílio de computadores. Mas transferir a ideia para outras formas físicas, como um complicado coelho em 3D, não é simples: é preciso identificar a maneira perfeita de cortá-lo para que cada pedaço possa deslizar suave e livremente. E agora, um software pode fazer isso com qualquer modelagem 3D automaticamente.
Desenvolvido por Timothy Sun e Changxi Zheng na Universidade Columbia, o software converte qualquer modelo 3D num enigma de Rubik, permitindo ao utilizador especificar onde e como a modelagem será cortada, o que define como as partes do modelo final irão girar dentro do eixo.
Funciona da seguinte forma: o utilizador fornece uma modelagem 3D pré-renderizada e determina os cortes iniciais. O algoritmo de seguida calcula os demais cortes, já calculando a possibilidade das peças rodarem dentro do eixo determinado pelo modelo 3D. Para cada mudança feita nos cortes ou na modelagem 3D, o software efectua ajustes na posição de cada peça automaticamente, desta forma assegurando que as peças se movam com suavidade e o mínimo de colisão - o programa faz até mesmo mudanças no modelo 3D, para evitar que algumas partes ofereçam problemas na rotação - como por exemplo, diminuir as orelhas do coelho.
Uma vez que o objecto é dividido em pedaços para formar o potencial quebra-cabeça, o software converte cada peça em pedaços separados, cada um com as próprias dobradiças e feixes, para que possam ser fabricadas por uma impressora 3D.
O enigma de Rubik surgiu com o cubo, mas pode ser encontrado em diversas formas geométricas, como octógonos e hexágonos. Mas com essa tecnologia desenvolvida na Universidade Columbia, pode começar a desenvolver enigmas bem mais complexos que o Cubo de Rubik, e em formas limitadas apenas pela imaginação (ou destreza em softwares de modelagem 3D). Tudo o que irá precisar é uma cópia do software e acesso à uma impressora 3D - e um pouco de paciência, pois se o cubo já é desafiador, imagine então um coelho 3D?
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