domingo, 26 de julho de 2015

E se um cometa gigante colidir com o Sol?


Nos últimos anos, o observatório espacial SOHO da NASA descobriu vários cometas cuja trajectória tem passado muito perto do Sol. Um cientista escocês explica o que aconteceria se um deles choca-se contra a nossa estrela.

Observações astronómicas recentes mostram que o número de cometas que se aproxima do Sol é maior do que nunca. Em 2011, o Cometa Lovejoy foi capaz de passar através da coroa solar, mas em 2014 o cometa ISON mal sobreviveu numa viagem similar relatórios de  'New Scientist '.

O Astrónomo Real da Escócia, John Brown ofereceu sua hipótese sobre o que aconteceria se um desses objectos, eventualmente, colidir com a nossa estrela. Se uma pipa é grande o suficiente (deve pesar 10.000 quilos milhões no mínimo) e se passar perto a gravitação do Sol iria acelerar e atingiu uma velocidade de 600 quilómetros por segundo. Nessa velocidade a resistência da baixa atmosfera do Sol esmagar o cometa pouco antes de explodir, emitindo radiação ultravioleta e raios-X esta explosão pode ser vista a partir da Terra com instrumentos modernos. 

Um choque desses recursos desencadear-se-ia tanta energia quanto uma erupção magnética ou uma ejecção de massa coronal, mas numa área muito menor. "Seria como uma bomba que explode na atmosfera do Sol", diz John Brown.

Fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...