quinta-feira, 9 de julho de 2015

IBM anuncia o 'chip' mais poderoso de sempre


Consegue imaginar transístores de apenas sete nanómetros? Um fio de cabelo, por exemplo, tem mais de 30 mil nanómetros de diâmetro.

A IBM anunciou esta quinta-feira que fabricou o chip mais poderoso de sempre, com quatro vezes mais capacidade do que os atuais e transístores de apenas sete nanómetros. No entanto, é ainda um protótipo e serão necessários anos até chegar ao mercado.

O consórcio público-privado responsável pelo avanço - criado para desenvolver a próxima geração de chips e liderado pela gigante da informática, em parceria com o estado de Nova Iorque e a Samsung, entre outros parceiros - precisou de 2,7 milhões de euros para chegar a este chip ultradenso.

Segundo a IBM, a redução para sete nanómetros - os atuais têm 14 e, como termo de comparação, uma cadeia de ADN tem 2,5 e um cabelo mais de 30 mil - foi conseguida através da substituição do silício por uma liga de silício e germânio (SIGe) em algumas partes. A IBM disse que isto tornará possível construir microprocessadores com mais de vinte mil milhões de transístores.

O avanço vem mais uma vez dar razão à Lei de Moore, que muitos acreditavam estar a ficar desatualizada: a lei postulada por um engenheiro norte-americano da Intel, Gordon Moore, há 50 anos, diz que o número de transístores num chip duplica, em média, a cada 18 meses.

O anúncio vem também dar nova vida à IBM numa área que nos últimos anos tem sido dominada pela Intel.

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...