sexta-feira, 23 de outubro de 2015

10 passos para ter internet mais rápida em casa

Saiba que o local onde coloca o router tem muita influência e que já há lâmpadas que transmitem dados a velocidades doze vezes maiores do que o atual sistema

Se a sua velocidade de internet não é satisfatória ou estável, interrompendo-lhe o trabalho ou o lazer com frequência, é possível que alguns destes conselhos simples possam ajudar a resolver o problema.

1. Coloque o router no centro da casa

Parece um conselho simples e lógico, mas na prática muita gente coloca o router (aparelho que distribui o sinal wifi) num canto da sala ou do escritório e, com isso, não só pode estar num local com mais obstáculos e interferências, como também está a perder intensidade do sinal para outras divisões. Procure um local central para ter wifi na casa toda.

2. Escolha um sítio alto e sem obstáculos

As ondas emitidas pelo router não são tão eficazes como, por exemplo, as ondas de rádio que podem chegar a centenas de metros. Só cobrem pouco mais de 12 centímetros e não atravessam metal ou cimento. Portanto, o melhor é colocar o router num local elevado e sem obstáculos, evitando mobiliário e paredes próximos. Deve estar também distante de espelhos, que funcionam como paredes, ou aquários, porque a água não é um bom condutor do sinal.

3. Longe de interferências

O router deverá ficar colocado longe de espelhos, paredes e aquários, como explicámos, mas também afastado de televisores, microndas e outros aparelhos com motor no interior, desde monitores de bebé a telefones sem fios e outros aparelhos que se liguem por Bluetooth, visto que interferem com o sinal de wifi.

4. Arranje uma luz intermitente

A descoberta é recente, mas a tecnologia promete. Harald Haas, professor de Comunicações Móveis na Universidade de Edimburgo, descobriu que lâmpadas LED que piscam rapidamente (o olho humano não se apercebe) transmitem dados de forma mais eficiente do que as ondas de rádio e a velocidades doze vezes mais rápidas. A sua empresa Pure Lifi está pronta para revolucionar as telecomunicações, instalando lâmpadas em escritórios ou casas e até nas ruas das cidades.

5. Tente ajustar antenas e dispositivos

Alguns routers têm duas antenas e podem ser ajustadas - tente colocar uma na vertical e outra na horizontal. Dessa forma, uma das antenas irá coincidir com a orientação interna do aparelho onde vai receber o sinal. Geralmente, nos portáteis é horizontal. No caso dos tablets ou dos telemóveis, vai depender de como os segura ou dos movimentos que fará para não ter falhas na rede.

6. Mude a senha

A segurança é essencial para o bom funcionamento do wifi, que é evidente que será afetado se estiver a ser pirateado, por exemplo. Para contrariar as probabilidades de isso acontecer, altere a senha WPA de preferência para uma que mais de 20 carateres, entre letras maiúsculas, minúsculas e números.

7. Distribua a largura de banda

As chamadas de vídeo, os jogos online ou as plataformas como o Netflix, recentemente chegado a Portugal, ocupam largura de banda (quantidade de dados ou informações que a ligação permite), além de o próprio facto de termos vários dispositivos ligados pode diminuir a velocidade em 80%. Para minorar o problema, pode usar uma ferramenta denominada QoS que distribui a largura de banda disponível conforme o cenário de uso.Ou pode, simplesmente, moderar o consumo deste tipo de dados.

8. Selecione o melhor canal

Há software que seleciona automaticamente o canal que fornece a melhor largura de banda, como o inSSIDer (para PC) ou o Wi-fi Explorer (para Mac). O que acontece é que o router utiliza duas frequências (2,4GHz e 5GHz) mas, na maioria das vezes, usamos os primeiros onze canais, quando o segundo tem 40.

9. Compre (ou faça) repetidores

Se a sua ligação falha frequentemente ou é muito lenta apesar de o sinal continuar igual ou a piscar repetidamente, pode haver duas ondas semelhantes que se anulam, criando um "ponto negro sem fios". Para sair dessa situação, convém comprar extensores ou duplicadores de sinal sem fio pensados especialmente para evitar a situação referida em casas grandes ou de vários andares, onde o problema é mais comum. Também pode fazê-lo em casa.

10. Desligue e torne a ligar

Se todos os conselhos acima não ajudaram a melhorar a sua velocidade de ligação, tente desligar e tornar a ligar o router. Ou, se estiver com disposição, ligue ao seu operador a pedir uma solução. Pode pedir desconto de todos os minutos que ficou sem internet ou rescindir contrato se a velocidade de ligação não corresponder ao que lhe prometeram.

Fonte: DV

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...