Próximo dia 31 de Outubro basta apenas uns binóculos comuns para observar da Terra um asteróide que os astrónomos acabaram de descobriram. Este objecto celeste aproxima-se do nosso planeta e é considerado como potencialmente perigoso.
Por isso, é do ponto de vista da sua provável colisão com a Terra, disse à TASS o colaborador científico do Instituto M. V. Keldysh de Matemática Aplicada da Academia de Ciências da Rússia Leonid Yelenin. O jovem astrónomo é conhecido pela sua descoberta, em 2010, do cometa de longo período C / 2010 X1, chamado mais tarde em sua honra.
"O asteróide foi detectado hoje pelos colegas norte-americanos do observatório Pan-STARRS", explicou o astrónomo. "Confirmamos a descoberta pelas observações com dois telescópios de 40 metros da rede ISON, localizada no Novo México e Mongólia".
Só pode ver um asteróide com binóculos uma vez a cada cinco anos para a maioria, disse Yelenin. Desta vez, o corpo celeste vai se aproximar a 488.000 quilómetros da Terra e o ponto mais próximo de nosso planeta vai atingir os 10 magnitude aparente.
"De acordo com os nossos cálculos, acrescentou, a maior aproximação ocorrerá por volta de 15:30 no fuso horário de Moscovo (12:30 TMG). Ele não será visível a olho nu, mas podem observá-lo muito bem com binóculos ou um telescópio de quintal."
Fonte: RT
Sem comentários:
Enviar um comentário