sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Acaba de surgir uma supernova no céu. Veja as imagens do Hubble


A mesma supernova foi vista em 1964. Depois em 1995, e em 2014. E agora voltou. Saiba como uma só explosão pode surgir várias vezes no céu

Pela primeira vez, o telescópio Hubble conseguiu fotografar uma supernova - o brilho da explosão de uma estrela gigante no final da sua vida - cujo surgimento já tinha sido previsto. É muito difícil prever a explosão de uma estrela em supernova, visto que esta dura apenas algumas semanas e é um evento muito raro, que pode demorar milhões de anos a acontecer. Mas este é um caso especial.

Os investigadores estavam prevenidos por um invulgar estudo científico publicado no ano passado, e o telescópio espacial Hubble tinha estado a olhar regularmente para o lugar no céu onde a supernova deveria surgir. Prevista para o princípio de 2016, verificou-se afinal nesta altura, e foi captada em imagens.

Chamada supernova de Refsdal, a explosão tinha sido observada em 1964, e trata-se de uma explosão que ocorreu há mais de nove mil milhões de anos. E depois novamente em 1995, e em 2014, desta vez quatro vezes, na forma de uma cruz. Tratava-se de um fenómeno de cruz de Einstein, previsto pelo físico na sua Teoria da Relatividade.

A supernova de Refsdal só aconteceu uma vez, mas é observada várias vezes ao longo do tempo por se encontrar, da perspetiva do observador na Terra, atrás de uma galáxia massiva. Devido à sua enorme massa, a galáxia curva a luz que viaja ao seu redor, neste caso, a luz emitida pela supernova de Refsdal quando explodiu, há nove mil milhões de anos. A luz é curvada de tal forma, ao passar pela galáxia que a separa da Terra, que faz com que a explosão seja vista várias vezes ao longo do tempo.

Graças a esse conhecimento, uma equipa de investigadores, liderada por Steve Rodney, previra que a supernova de Refsdal voltaria a estar visível no princípio de 2016.

Fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...