quarta-feira, 4 de maio de 2016

Como reparar uma Pen ou Cartão de Memória SD corrompido

reparar-pen-drive-cartão-memoria-00-pplware

É uma situação que não podemos evitar e muito menos prever com exactidão, mas o facto é que por vezes temos de lidar com um cartão de memória SD ou uma pen drive corrompido e torna-se premente tentar reparar de forma eficaz.

Trata-se em boa verdade de uma situação que requer uma dose de paciência devido ao melindroso processo de recuperação, é certo, mas os resultados podem ser positivos e pode ser até possível recuperar/reparar aquela informação que julgávamos perdida. Neste artigo apresentamos várias formas para tentar recuperar um cartão de memória SD ou mesmo uma PEN drive.

Lembramos e insistimos os nossos leitores que este artigo deve ser lido juntamente com uma grande dose de paciência, perseverança e resiliência.

Alterar a letra da Drive atribuída

Após ligar o cartão de memória ou a Pen Drive, o nosso sistema operativo não consegue atribuir uma letra ao nosso dispositivo. Neste caso, o mais lógico é tentarmos modificar a letra de drive que estava designada, provavelmente de forma incorrecta.


Convém alertar que a tentativa de resolução aqui demonstrada que se segue se baseou no Windows 10. Assim, basta tentar seguir os seguintes passos:
  1. Ligue o dispositivo (cartão ou Pen) ao PC;
  2. No explorador do Windows clique com o botão direito do rato em ESTE PC e escolha a opção GERIR;
  3. Uma vez aberto o gestor clique em GESTÃO DE DISCOS que se encontra sobre o tópico de ARMAZENAMENTO;
  4. Uma vez aberta a GESTÃO DE DISCOS clique com o botão direito do rato por cima do dispositivo de armazenamento em questão e escolha a opção ALTERAR LETRA E CAMINHO DE UNIDADE;
  5. Na caixa de opções que se abriu clique em ALTERAR e do lado direito escolha a nova letra e no final confirme a mudança. TENHA EM ATENÇÃO o facto de não dever escolher uma letra que já esteja ocupada.
E pronto, a partir daqui podemos ter resolvido um dos problemas com o nosso dispositivo de armazenamento externos em cartão de memória ou pen drive.

Experimentar utilizar outro PC

Esta é uma opção muito simples mas por vezes aquela que menos nos lembramos. Um dispositivo que não funciona no nosso PC pode perfeitamente funcionar noutro qualquer PC. É um paradoxo curioso mas faz parte da realidade informática.

Se funcionar noutro PC que não o nosso torna-se mais simples de recuperar a informação.

Voltar a instalar os drivers

Existe uma elevada probabilidade de os drivers estarem na génese do nosso problema com o cartão de memória ou até com a pen drive.


Neste caso, podemos tentar desinstalar os drivers do nosso PC e voltar a instalar para que tudo funcione correctamente. Vamos tentar reparar:
  1. No Explorador Windows clique em ESTE PC com o botão direito do rato. Clique em GERIR;
  2. Clique na listagem do lado direito em GESTOR DE DISPOSITIVOS;
  3. Agora clique duas vezes em UNIDADES DE DISCO;
  4. Seleccione a pen drive ou cartão de memória e com o botão direito do rato clique e escolha DESINSTALAR;
  5. De seguida remova o dispositivo em questão e reinicie a sua máquina;
  6. Agora volte a ligar o dispositivo em questão e o PC irá reconhecê-la e voltar a instalar.
É provável que agora seja possível trabalhar com a pen ou cartão neste momento uma vez que este procedimento pode ter ajudado a reparar o nosso dispositivo.

Recuperar o seu cartão SD ou pen drive através do Explorador do Windows

Sim, é possível tentar recuperar um dispositivo defeituoso de armazenamento com o explorador do Windows, pelo que os passos muito simples e ao alcance de todos:
  1. No Explorador do Windows clique em ESTE PC e escolha a drive alegadamente corrupta;
  2. Com o botão direito do rato clique na drive em questão e escolha a opção FORMATAR;
  3. No menu apresentado escolher RESTAURAR PREDEFINIÇÕES DO DISPOSITIVO;
  4. De seguida, clique em INICIAR. Para um restauro óptimo do dispositivo recomenda-se desmarcar a FORMATAÇÃO RÁPIDA para que o utilitário possa ir analisando em profundidade para eventuais erros;
  5. Na seguinte caixa de texto marque OK uma vez que irá ser alertado para o facto de todos os dados serem eliminados.
A partir daqui basta aguardar pelo tempo de formatação para podermos ficar com uma pen drive ou cartão de memória livre de erros e reparar com sucesso o nosso dispositivo.

Reparar um cartão de memória SD ou pen drive a partir da linha de comandos

A linha de comandos, também conhecida por CMD, pode ser um meio útil para conseguirmos recuperar um dispositivo de armazenamento que esteja corrupto ou de inviável utilização. Com alguns comandos poderemos tentar forçar uma reparação.


Vejamos como:
  1. Ligue a Pen drive ou o cartão de memória ao seu PC;
  2. No Windows 10, clique na lupa da barra de sistema e escreva CMD carregando ENTER de seguida; Noutras versões do Windows , no menu de sistema utilize a opção EXECUTAR;
  3. Uma vez aberta a janela da linha de comandos escreva DISKPART e carregue em ENTER;
  4. Uma vez carregada a aplicação, escreva novo comando: LIST DISK e carregue em ENTER. Aparecerá uma lista com todos os dispositivos de armazenamento conectados no PC, incluindo o disco rígido;
  5. Escreva agora o comando SELECT DISK <número do disco>, por exemplo SELECT DISK 2. ATENÇÃO: OS UTILIZADORES DEVEM ASSEGURAR-SE QUE ESCOLHEM O NÚMERO DO DISCO CORRESPONDENTE CORRECTO UMA VEZ QUE PODERÃO ESCOLHER DE FORMA EQUIVOCADA O DISCO RÍGIDO E FORMATÁ-LO DE FORMA IRREMEDIÁVEL;
  6. Uma vez seleccionado o disco conforme o ponto anterior escreva CLEAN e carregue em ENTER;
  7. Escreva agora o comando CREATE PARTITION PRIMARY e carregue em ENTER;
  8. Escreva agora ACTIVE e carregue em ENTER;
  9. Escreva SELECT PARTITION 1
  10. E por fim escreva o último comando FORMAT FS=FAT32 e carregue em ENTER. A partir de agora é aguardar que o dispositivo seja formatado. Para quem preferir o sistema NTFS, com suporte a ficheiros superiores a 4 GB basta alterar este último comando para NTFS em vez de FAT32. MUITO IMPORTANTE:Em todo este processo NUNCA FECHE A JANELA DA LINHA DE COMANDOS.
Outras alternativas de recuperação de uma Pen Drive ou cartão de memória SD

Claro que existe sempre o meio do software terceiro para tentar recuperar seja uma Pen seja um cartão de memória ou até mesmo um disco. Software como o RECUVA cujo qual já tive a oportunidade de escrever AQUI ou outro similar são sempre uma boa alternativa.

E os nossos leitores, conhecem outros meios/softwares para tentar recuperar este tipo de dispositivo aqui abordado?

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...