Consegue responder a esta pergunta? É certo que a estrutura chega a poder ser vista da Terra, mas não precisa de começar já a olhar para o céu. Há um site que lhe dá uma ajudinha na tarefa.
É da Agência Espacial Europeia e permite seguir, em tempo real, a localização deste laboratório no espaço, que junta astronautas de várias nacionalidades na recolha de informação sobre o planeta azul e as condições de vida num ambiente sem gravidade.
Os mapas dão uma imagem gráfica do posicionamento da EEI, com o mapa-mundo em pano de fundo e são acompanhados de uma legenda com indicação sobre a altitude a que se desloca a estrutura e a velocidade.
Em regra a EEI move-se a mais de 28 mil km/h e a uma altitude superior a 400 km. Demora cerca de 90 minutos a dar uma volta à Terra, o que permite aos astronautas assistirem todos os dias ao nascer e ao pôr-do-sol 16 vezes.
Na mesma página há uma transmissão em direto a partir de uma câmara instalada na EEI, que ajuda quem está em Terra a perceber o que podem observar os astronautas a partir do espaço. Só uma nota: a imagem nem sempre funciona, porque a ligação rádio que assegura a transmissão não é possível em todos os pontos do percurso.
Ler mais AQUI
Sem comentários:
Enviar um comentário