Graças ao software de reconhecimento facial, o FindFace permite identificar, com uma precisão de 70%, o rosto de qualquer pessoa fotografada ou filmada na rua, no metro, no café ou em qualquer local público, fornecendo a ligação às respectivas contas nas redes sociais.
Em resumo, poderemos em breve estar a receber mensagens ou pedidos de amizade de pessoas que secretamente tiraram a nossa foto em público, sem o nosso consentimento, de acordo com o site MarieClaire.co.uk.
A app dá ao utilizador uma lista com os dez nomes das pessoas mais parecidas com o rosto pesquisado. Lançada há apenas dois meses, a aplicação já registou quase três milhões de buscas.
Para os fundadores, Alexander Kabakov, de anos 29 anos; e Artem Kukharenko, de 26, a iniciativa serve o propósito de «revolucionar» o romance: «Você vê alguém de quem gosta, fotografa a pessoa, e pode depois enviar-lhe um pedido de amigo» nas redes sociais, explicaram.
Quem aplaudiu a ideia foi a polícia russa, que já utilizou com sucesso o FindFace para interceptar suspeitos procurados.
«É de doidos. Há casos [policiais] que já não viam desenvolvimento há anos e que agora estão a ser solucionados», destacou Kabakov.
Está, aliás, na fase final a assinatura de um acordo com as autoridades moscovitas para a utilização da ‘app’ em cadeia com as cerca de 150.000 câmaras de videovigilância instaladas na capital.
O FindFace não é, pelo menos para já, compatível com o Facebook, devido ao modo como a rede armazena as suas fotografias.
Contudo, Kabakov acredita que esta ‘app’ é o próximo passo no progresso tecnológico.
Fonte: DD
Sem comentários:
Enviar um comentário