sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Fotos, vídeo: Três bolas de fogo avistadas nos céus de Espanha

Imagen Ilustrativa

Rochas provenientes de diferentes cometas incendiaram-se em contacto sobre a atmosfera, em território espanhol, criando um fenómeno celeste espectacular.

A primeira foi na noite desta terça-feira, 27 de setembro pouco antes 23 horas: de repente, avistam uma bola de fogo brilhante voando sobre o céu de Castilla La Mancha. Segundo o jornal " Abc ", "o fenómeno ocorreu quando um meteoro atingiu atmosfera da Terra a uma altitude de 111 km acima da província de Albacete, e desapareceu cerca de 75 km a sul da província de Cuenca". Segudo a análise do Professor Jose Maria Madiedo, astrónomo e professor da Universidade de Huelva citado no mesmo meio, "o objecto vem do cometa 2P / Encke e está associado com a chuva de meteoros Táuridas".

Aqui pode ver a imagem da bola de fogo, cujo o brilho surpreendeu várias testemunhas que foram capazes de testemunhar a sua passagem, como muitos meios e os usuários divulgaram no Twitter:


E aqui podemos ver o vídeo:


Uma segunda bola de fogo

Nas primeiras horas de sexta-feira foram vistas duas bolas de fogo: uma de novo na região de Castilla la Mancha e o outro na Andaluzia. Ambos foram menores do que a da passada terça-feira, aparentemente, sua origem não tem nada a ver com aquela, porque, como registado pelo site da Antena 3 com base em informações divulgadas pela Astronomical Complexo La Hita (Toledo) , "as rochas que as geraram são de diferentes cometas."

Segunda esta instituição, a primeira das bolas de fogo avistadas na noite passada atingiu a atmosfera a 1.10. Começou a ser visível a cerca de 98 km de altitude sobre o Atlântico, ao largo da costa de Huelva, e extinguiram-se nas imediações da vertical da cidade de Lepe (Huelva), a quase 38 quilómetros. A segunda cruzou Castilla-La Mancha às 2:37 horas.

As redes sociais têm reflectido o fascínio que faz estes eventos astronómicos raros. As seguintes imagens correspondem ao avistado em Castilla la Mancha: 

Uma nova bola de fogo cruza Albacete durante a madrugada de esta sexta-feira  http://dlvr.it/MMXtYR   09:16 - 30 sep 2016


Fonte: RT


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...