terça-feira, 18 de outubro de 2016

Reviravolta inesperada: Cientistas revelam que a Terra é composta de dois planetas

Terra é composto por dois planetas

Investigadores da Universidade da Califórnia desmentem a teoria de que a Lua foi formada a partir de uma parte do protoplaneta Tea depois de ter colidido com a jovem Terra.

Uma equipe de cientistas liderados por Edward Young, da Universidade da Califórnia, disse que a hipótese do grande impacto para explicar a origem da Lua é falsa. Até agora, acreditava-se que um planeta menor, Tea, 'rasgou' a Terra e após o impacto foi lançado para órbita dando lugar à Lua.

Um estudo conduzido pelo professor Young diz Tea colidiu com a Terra com tanta força que os planetas ficaram fundidos e, em seguida, quebrou um pequeno pedaço daa colisão que formou a Lua.

Segundo os cientistas, se a primeira hipótese fosse verdadeira, a Lua teria uma composição química basicamente igual de Tea, mas esta teoria não ficou provada no decurso de um exame dos isótopos de oxigénio das rochas lunares.

"Nós não vemos nenhuma diferença entre os isótopos de oxigénio da Terra e da Lua, eles são indistinguíveis , " disse Young, citado pelo The Guardian. "Tea fundiu-se tanto com a Terra como com a Lua, e mesmo se dispersou entre eles , " acrescentou o professor. 

A colisão ocorreu à cerca de 100 milhões de anos, após a formação inicial da Terra, o que significa que ocorreram à mais de 4500 milhões de anos.

Fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...