terça-feira, 11 de abril de 2017

Tudo o que precisa saber sobre o '2014 JO25', o asteróide que se aproxima da Terra

Tudo que você precisa saber sobre o '2014 JO25', o asteróide se aproximando da Terra

Depois de ter sido descoberto em 2014, os cientistas seguiram seu rasto e conhecem a sua trajectória o suficiente. No entanto, a natureza da sua estrutura e propriedades físicas permanecem um mistério.

Com um diâmetro de cerca de 650 metros, o '2014 JO25' está no caminho da Terra e a 19 de abril e passará a 1,8 milhões de quilómetros do nosso planeta, ou seja, 4,6 vezes a distância entre a Terra e a Lua. 

Na verdade, é perigoso?

Pelo seu tamanho e proximidade em relação à passagem - Nenhum outro asteróide deste tamanho passou tão perto do nosso planeta numa década ele foi listado pela NASA como um asteróide potencialmente perigoso (sigla PHA).

No entanto, os especialistas da agência espacial já afirmaram que não apresenta nenhum risco. Depois de ter sido descoberto em 2014, os cientistas seguiram seu rasto e conhecem sua trajectória o suficiente. No entanto, a natureza da sua estrutura e propriedades físicas permanecem um mistério.

Nasa

Será que vai ser visível a olho nu?

O '2014 JO25' pode ser visto à noite a partir de abril 19-20 com a ajuda de pequenos telescópios ópticos e até mesmo, em algumas regiões, com binóculos simples.

O asteróide vai parecer como se fosse uma estrela cadente que se move lentamente por alguns minutos, mas realmente se move a uma velocidade de 120.000 quilómetros por hora.

Este fenómeno proporciona uma excelente oportunidade para estudar este corpo celeste. Por isso, os astrónomos planeiam realizar observações ao redor do mundo para aprender mais sobre ele, tanto quanto possível.

Nasa

Um pouco de história

O '2014 JO25' foi descoberto perto de Tucson (Arizona, EUA), em maio de 2014 no programa de investigação Catalina Sky Survey, com vista a encontrar cometas, asteróides e objectos próximos da Terra.

Embora asteróides pequenos e médios - dimensionado passam a uma distância semelhante da Terra várias vezes por semana, o '2014 JO25' só pode ser comparado a 'Toutatis' , um asteróide de cerca de cinco quilómetros de diâmetro que em Setembro de 2004 se aproximou cerca de quatro distâncias lunares. 

Uma abordagem semelhante vai ocorrer em 2027 , quando o '1999 AN10' 800 metros de diâmetro, se aproxima de uma distância lunar, ou seja, cerca de 380.000 quilómetros de nosso planeta.

Fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...