Código desenvolvido pela agência secreta americana foi revelado ao mundo em abril
O "vírus" informático Wannacry, que esta sexta-feira está a atacar milhares de computadores em vários países da Europa, terá na base uma ferramenta de espionagem desenvolvida pela Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla inglesa) americana.
O código, designado EternalBlue, fez parte de um conjunto de programas das "secretas" americanas que foram revelados em abril pelo grupo de "piratas" informáticos Shadow Brokers, como noticia a Forbes.
O EternalBlue utiliza uma vulnerabilidade que existia nos sistemas operativos Windows que deixava transmitir o software malicioso - neste caso um "ransomware" que bloqueia o computador infetado até que seja introduzido um código - entre os computadores da mesma rede.
Quando o código foi divulgado, já a Microsoft tinha há cerca de um mês lançado uma correção para os seus sistemas que "tapava" essa vulnerabilidade.
Ao que tudo indica, os computadores afetados -- quase na totalidade de empresas ou serviços públicos -- não tinham nunca sido atualizados, estando assim vulneráveis.
Fonte: DN
Sem comentários:
Enviar um comentário