Inventada em Portugal pela empresa Noras Performance de Torres Vedras, a U-Safe é a primeira bóia salva-vidas telecomandada do mundo, e vai conquistar o mercado internacional este ano. A Noras é uma das parceiras da Volvo Ocean Race 2017/18, e a sua invenção vai ser mostrada ao mundo em todos os portos onde esta competição vai parar, passando por todos os continentes.
De acordo com a marca portuguesa, a U-Safe tem o seu próprio sistema de propulsão, é telecomandada desde uma grande distância, e consegue funcionar em condições adversas, incluindo ondulação com uma amplitude elevada. Tem também um sistema de navegação, e não necessita de treino especial para ser operada, embora o seu peso de 8 kg possa exigir que seja carregada por uma pessoa em boa forma física.
Estas bóias podem salvar náufragos em circunstâncias mais difíceis que o habitual, já que a U-Safe consegue atingir uma distância máxima de três milhas (5,5 km), com uma autonomia de 40 minutos e uma velocidade máxima de 15 nós (28 km/h). No regresso, pode carregar um máximo de 200 kg, ou seja, duas a três pessoas normais, dependendo do peso de cada uma.
Ler mais AQUI
Sem comentários:
Enviar um comentário