sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Que as ondas gravitacionais são estas? Astrónomos esfregam os olhos perante uma descoberta revolucionária

O que as ondas gravitacionais são estes?  Astrônomos esfregar os olhos antes de uma descoberta revolucionária

Um sinal de uma galáxia a 130 milhões de anos-luz de distância poderia fornecer novas informações sobre a origem das estrelas.

Observatórios espaciais importantes cientistas acreditam ter encontrado um tipo completamente novo de perturbações no espaço-tempo que poderia lançar luz sobre a origem do universo, informa a revista New Scientist.

O fenómeno de ondas gravitacionais foi prevista por Albert Einstein na sua teoria da relatividade. Estas ondas são geradas quando lançam grandes quantidades de energia após a colisão de objectos densidade enormes, como buracos negros, fornecendo informações relevantes sobre a origem das estrelas.

Até agora, as ondas gravitacionais foram observadas directamente em três ocasiões, primeiro a 14 de Setembro de 2015. Em todos os casos foram o resultado de colisões entre buracos negros .

No entanto, os cientistas no observatório espacial americano LIGO e Virgem Europeia acreditam ter assistido a uma nova fonte de perturbações gravitacionais causadas pela colisão de duas estrelas de neutrões resultantes do colapso de estrelas super gigantes.

Para corroborar a fonte das ondas, os cientistas apontam seus telescópios, incluindo o Hubble, para a galáxia NGC 4993 e coordenar a recolha de dados. Os astrónomos acreditam que o sinal originou numa estrela de neutrões binário pertence a essa galáxia, localizada a cerca de 130 milhões de anos luz da Terra.

Enquanto vários astrónomos já twittou mensagens especulando sobre a detecção iminente de ondas gravitacionais, porta-voz do observatório LIGO apenas confirmou que "uma observação importante está quase completa" a 25 de agosto, acrescentando que ele espera publicar novas informações grande relevância para essa data.

Fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...