quarta-feira, 27 de setembro de 2017

A Nebulosa de Saturno saiu da "escuridão"


Projeto mapeou pela primeira vez a poeira no interior de uma nebulosa planetária

O Observatório Europeu do Sul (ESO) divulgou imagens da Nebulosa de Saturno a surgir "da escuridão, como uma série de bolhas em formas estranhas, acesas com gloriosos tons de rosa e azul". Foram captadas pelo MUSE (Multi Unit Spectroscopic Explorer), que está no Very Large Telescope (VLT) do observatório.


Também denominada de nebulosa planetária NGC 7009, "não tem nada a ver com planetas", diz o ESO, acrescentando que "A Nebulosa de Saturno era originalmente uma estrela de baixa massa, que expandiu para uma gigante vermelha no fim da sua vida e começou a expandir as suas camadas".


As imagens surgem de um projeto que mapeou pela primeira vez a poeira no interior de uma nebulosa planetária. Estas, normalmente, têm um curto período de vida. A Nebulosa de Saturno durará apenas uns "milhares de anos até expandir e arrefecer até se tornar invisíveO MUSE foi usado "para produzir os primeiros mapas detalhados dos gases e poeiras distribuídos numa nebulosa planetária".

A Nebulosa de Saturno está a "aproximadamente cinco mil anos-luz na constelação de Aquário". "O seu nome deriva da sua estranha forma, que faz lembrar o planeta com anéis preferido de toda a gente, se visto de perfil", diz ainda o observatório.l para nós", acrescenta o Observatório Europeu do Sul.

Fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...