quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Descoberta bizarra transforma laser em fluxo líquido


Engenheiros da Universidade de Houston (EUA) descobriram que feixes de luz altamente focados, raios laser, conseguem transferir o seu impulso para criar uma corrente líquida. O novo fenómeno observado foi batizado de “transmissão a laser”.

De acordo com o grupo de investigadores liderado pelo engenheiro Jiming Bao, transformar um feixe de laser em fluxo tem sido um desafio científico e tecnológico. Normalmente, a luz simplesmente passa através da água, a menos que seja forçada a interagir com outro meio que possa “empurrar”, como o ar.

Agora, os cientistas descobriram um novo princípio optofluídico, pelo qual é possível gerar um fluxo lançando um feixe de laser através de uma janela de vidro.

Em suma, Bao descobriu que é possível que um laser “empurre” a água se contiver nanopartículas de ouro. Para demonstrar esse fenómeno singular, o grupo de cientistas impeliu um laser verde através da parede de vidro de um recipiente com líquido.

University of Houston

Em poucos minutos, isso produziu uma corrente de fluxo líquido ao longo da direção do raio laser. “Os fluxos aparecem como análogos líquidos de feixes de laser e movem-se nas mesmas direções dos feixes, como se fossem direcionados pelos fotões dos raios laser. Chamamos a esse fenómeno transmissão a laser“, escreveram os cientistas.

As nanopartículas podem absorver a luz verde porque ressoam perto da frequência dos eletrões que elas contêm. As partículas expandem-se e contraem-se enquanto aquecem e esfriam com cada pulso do laser, gerando ondas acústicas na água – um fenómeno há muito conhecido, chamado de transmissão acústica.

A descoberta tem aplicações significativas, particularmente para experiências de laboratório em microplaquetas, em que o movimento de líquidos em escala microscópica pode ser crucial.

Outras aplicações incluem nanofabricação, dispositivos opticamente controlados ou ativados, propulsão a laser, cirurgia a laser, etc.

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...