quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Maior explosão solar em 11 anos acaba de acontecer e está atingindo a Terra agora


O Sol acabou de explodir (10:30h, horário de Brasília) uma verdadeira bomba que atingiu o nível X.9, o máximo na escala que mede o poder desses fenómenos. É o maior deste ciclo solar 24, e não havia outro registado à onze anos, desde o dia 05 dezembro de 2006, no ciclo de 23. Não se sabe no momento se as partículas são acompanhado por uma ejeção de massa coronal do tipo geoefectiva que pode causar danos ao nosso planeta.

A “explosãoo solar” ocorreu apenas há poucas horas depois de outro também muito forte, do tipo X2.2 ter acontecido, esses incêndios pequenos já são capazes de provocar apagões de rádio fortes (R3 na escala NOAA), cuja área de efeito centrou-se na Europa Ocidental, incluindo Espanha e África.


Conforme relatado pela a Associação Espanhola de Protecção Civil para o Clima Espacial(AEPCCE), os últimos alargamentos vêm da região solar activa 2673, que tem crescido rapidamente nos últimos dias, de acordo com observatórios de todo o mundo. Este local já estava activo, com alargamentos de média (M), a maioria das quais ocorreram na terça-feira (M5.5).


As erupções solares são classificadas nas letras A, B, C, M e X, que seguem um número de 1 a 9. Os níveis pertencentes à classe X são os mais elevados. É possível monitorizar o Sol e o Mundo aqui em nosso site, só Clicar Aqui.

O Marco Brotto vai caçar auroras polares esta noite. Faremos a transmissão na nossa página, confira detalhes das caçadas das auroras no site.

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...