O CHIME foi construído ao longo dos últimos sete anos e começou a ser desenvolvido por 50 cientistas no Canadá.
Esta semana entrou finalmente em atividade o Canadian Hydrogen Intensity Mapping Experiment (CHIME), um telescópio criado com o objetivo de ‘ouvir’ os mais fracos sinais provenientes do espaço para criar um mapa 3D de todo o Universo.
Conta o Engadget que o telescópio é formado por uma estrutura semelhante a quatro ‘half-pipes’ de cem metros, os quais foram construídos ao longo dos últimos sete anos. Mais impressionante, o projeto foi iniciado por uma equipa de 50 cientistas do Canadá provenientes da Universidade de British Columbia, da Universidade de Toronto, da Universidade de McGill e ainda do National Research Council of Canada.
“Com o telescópio CHIME mediremos a história da expansão do Universidade e esperamos aumentar a nossa compreensão da misteriosa energia negra que acelera esta expansão. Esta é uma parte fundamental [do campo] da física que ainda não percebemos e é um mistério profundo. Isto tem a ver com perceber melhor como o Universo começou e o que está à nossa frente”, explicou um dos investigadores encarregues do projeto, Mark Halpern.
Fonte: NM
Sem comentários:
Enviar um comentário