A ARCA Space Corporation anunciou que o seu motor aeroespacial linear está pronto para iniciar os testes de solo à medida que a empresa se move para instalar o motor no seu foguete Demonstrator 3. Projectado para alimentar o primeiro lançador de satélites operacional único para o órbit (SSTO), o motor demorou apenas 60 dias para concluir desde o começo do fabrico.
Ao longo dos últimos 60 anos, os lançamentos espaciais se tornaram bastante rotineiros. A primeira fase acende-se, o foguete ergue-se lentamente e majestosamente da plataforma de lançamento antes de aumentar a velocidade e desaparecer no azul. Minutos depois, a primeira etapa é desligada e separa-se das etapas superiores, que se acendem e queimam por sua vez até que a carga útil seja entregue em órbita.
Esta abordagem foi adoptada não só porque fornece combustível suficiente para levantar a carga enquanto conserva o peso, mas também porque os motores do primeiro estágio, que funcionam melhor ao nível do mar, são muito ineficientes em altitudes mais elevadas ou no espaço, de modo que diferentes motores precisam ser empregado para cada estágio de voo.
O motor aeroespacial é diferente porque basicamente funciona cortando o sino de um motor de foguete, que direcciona a exaustão de um foguete numa direcção, ao meio, depois colocando as duas metades para trás para formar uma espinha afilada. Isso significa que o próprio ar actua como a metade que falta do sino do foguete, contendo os gases quentes quando eles saem da câmara de combustão.
À medida que o foguete voa mais alto, o ar mais fino segura os gases com menos força e se espalham mais, como se o sino do foguete crescesse gradualmente. Isso permite que o motor aerospike se ajude automaticamente em voo, transformando-se de um motor de nível do mar em uma alta altitude, com índices de expansão praticamente ilimitados.
De acordo com a ACRA, o novo motor de teste usa um monopropelente de peróxido de hidrogénio a 70 por cento misturado com RP-1 - uma forma altamente refinada de querosene - e tem um impulso no nível do mar de 4,2 toneladas. Apesar de usar um propulsor de baixa energia, a eficiência aumentada do aerospike e um tanque de propelente composto leve fará o foguete suborbital Demonstrator 3 capaz de atingir o espaço.
O motor deve ser submetido a uma série de testes de solo para certificá-lo como pronto para o voo antes de ser integrado ao foguete Demonstrator 3. Isto será seguido por um teste sub orbital lançado da Spaceport America no Novo México a uma altitude de 120 km (75 mi), que será o primeiro voo espacial de um motor aeroespacial linear.
O objectivo final dos testes será desenvolver um motor de trabalho prático para o foguete Haas 2CA SSTO da ACRA previsto para fazer seu primeiro voo da Wallops Flight Facility da NASA no próximo ano. O Haas 2CA destina-se ao mercado de pequenos satélites com um custo projectado de 1 milhão de dólares por lançamento.
O vídeo abaixo apresenta o motor Aerospike linear ACRA.
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