Uma explosão solar de dimensões colossais foi observada na superfície do Sol, na tarde de domingo (10/09), de classe X8.2. O incêndio solar foi o segundo maior do ano, perdendo somente para a magnifica explosão X9.3 que tivemos no dia 06 de setembro, a maior dos últimos 10 anos. O clarão solar atingiu toda a América, obviamente todo o território brasileiro.
Ao que tudo indica, o sol voltou a despertar no fim do ciclo 24. Para você ter ideia, as erupções solares são classificadas nas letras A, B, C, M e X, que seguem um número de 1 a 9. Os níveis pertencentes à classe X são os mais elevados e a explosão de hoje atingiu incríveis X8.2
A massa coronal está vindo em direcção da Terra e nos próximos dias poderá provocar grandes auroras polares e interferências em radiocomunicações, especialmente nos pólos.
índice de raios-x atingindo a Terra após a explosão solar (Em vermelho)
“Clarão” solar mostrando a região da explosão coronal na imagem abaixo:
Pico de radiação alcançando a marca de x8.2
O ciclo solar dura 11 anos e neste ano entraremos em um novo ciclo solar (25), essas explosões no fim do ciclo 24 estão intrigando os cientistas e entusiastas da astronomia. Em breve mais notícias.
Ler mais AQUI
Ler mais AQUI
Sem comentários:
Enviar um comentário