Pesquisadores determinaram que as tempestades e os furacões que recentemente atingiram a costa dos EUA e do México também causaram um duro golpe à população de borboletas-monarcas.
Os pesquisadores fizeram sua descoberta enquanto estudavam as colónias de borboletas na Reserva da Biosfera da Borboleta-Monarca, localizada na fronteira de Michoacán e do Estado do México, que contém a maioria dos locais de invernagem da população da borboleta-monarca.
De acordo com um estudo, uma tempestade severa de primavera que atingiu o centro do México em março de 2016 despojou as borboletas da protecção térmica normalmente oferecidas por abetos na região, com até 38% de borboletas das colónias de inverno de Sierra Chincua e Cerro Pelón mortas por congelação letal.
Além disso, a perda de dezenas de milhares de árvores — pelas tempestades e sujeitas a exploração de madeira — resultou na diminuição da cobertura do dossel que "diminuirá a protecção micro climática normal fornecida pela floresta intacta".
"Os efeitos inesperados desta tempestade podem ocorrer em maior frequência numa era de mudança climática", advertiram os cientistas.
Ler mais AQUI
Sem comentários:
Enviar um comentário