O asteroide gigante Florence, cujo tamanho é proporcional a uma cidade pequena, passou pela Terra a uma distância potencialmente perigosa de 7 milhões de quilómetros, Vladimir Lipunov, chefe do Laboratório de Monitorização Espacial do Instituto Astronómico de Sternberg, disse à Sputnik esta sexta-feira.
"Florence passou com segurança [pela Terra]. Os observadores têm tirado fotografias do mesmo usando telescópios robóticos de nossa rede [rede de telescópios de alerta transientes ópticos], primeiro do Lago Baikal e depois da África do Sul", disse Lipunov.
De acordo com o cientista, o asteroide se aproximou por volta de 7 milhões de quilómetros da Terra, que é aproximadamente 18 vezes maior que a distância da Terra à Lua.
Mais cedo em agosto, a NASA informou que Florence se tornaria o maior asteroide que chegaria próximo da Terra desde que o programa da agência espacial EUA passou a detectar e rastrear asteroides próximos da Terra. De acordo com a NASA, o asteroide tem aproximadamente 2,7 milhas de diâmetro.
O asteroide Florence foi descoberto pelo Observatório Siding Spring, da Austrália, em março de 1981. O asteroide recebeu o nome de Florence Nightingale, uma reformadora social inglesa e a fundadora da enfermagem moderna.
O próximo encontro da Terra com o mesmo asteroide pode ocorrer após 2500.
Ler mais AQUI
Sem comentários:
Enviar um comentário