quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Serão os aviões-baleia o futuro da aviação?

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Os aviões têm vindo a crescer, ficando cada vez maiores para permitir às companhias aéreas tentar transportar mais passageiros numa só viagem. Exemplos são os modelos A380 da Airbus e 747-8 da Boeing (que, aparentemente, será o novo Air Force 1). Mas há espaço para crescer, principalmente se a indústria aeronáutica conseguir adotar novos materiais de construção para tornar a aviação mais frugal e ecológica.

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É esta a proposta de Oscar Viñals, um artista espanhol especializado em design industrial, que criou o conceito AWWA Sky Whale, ou “baleia voadora”. Com 77,8 metros de comprimento e 88 de envergadura, bateria os 76 de comprimento do 747-8 e os 79,8 de envergardura do A380, e teria espaço para transportar 755 passageiros divididos por três classes (o A380 transporta 525, o 747-8 transporta 518). Para assegurar estes números sem aumentar o peso, seria construído com compósitos de fibra ou cerâmica, nanotubos de carbono e cablagem de fibra ótica.

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Mecanicamente, Viñals propõe o uso de quatro motores híbridos, que teriam a capacidade de rodar em 45 graus. O objetivo é reduzir as distâncias necessárias para levantar voo e aterrar nas pistas do aeroportos. Nestas manobras, as turbinas iriam recorrer a combustível tradicional. no ar, as turbinas trabalhariam essencialmente com motores elétricos, usando o vento para carregar as baterias. O vento seria redirecionado para uma ventoinha que funcionaria como um dínamo.

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