terça-feira, 5 de setembro de 2017

Veja o comboio subterrâneo que vai ligar toda a Suíça em 2030


Elon Musk não é o único a querer cavar túneis para transportes autónomos comandados por inteligência artificial. Ao contrário da sua ideia de túneis para carros por baixo das ruas de Los Angeles, na Suíça quer fazer túneis para se poder atravessar todo o país num comboio subterrâneo, destinado a mercadorias, sempre com um sistema autónomo.

A Cargo Sous Terrain propôs o projeto no início de 2016, começando por um túnel de 66,7 km que pretende ligar o Planalto Suíço a Zurique, com os comboios a atingirem 30 km/h de velocidade. Com este túnel, e tendo em conta a geografia particular da Suíça, vai ser possível retirar grande parte do trânsito automóvel de pesados das estradas de montanha. Os túneis iriam conectar vários entrepostos, onde a carga seria retirada por robôs, podendo funcionar 24 horas por dia, todos os dias.

O problema agora vai ser o financiamento. Embora vários cantões da Suíça tenham abraçado a ideia, o projeto vai ter que ser financiado com dinheiros privados. O orçamento inicial para o primeiro túnel aponta para os 3,55 mil milhões de francos suíços (3,1 mil milhões de euros).

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...