quarta-feira, 11 de outubro de 2017

A erupção do vulcão de La Palma desencadeia um MEGA TSUNAMI que pode chegar ao Reino Unido e engolir a Europa

Vulcão de La Palma

O vulcão LA PALMA poderia entrar em erupção e provocar um mega tsunami, tem potencial para causar uma devastação em massa na Grã-Bretanha, disseram os especialistas.

Preocupem-se que, se Cumbre Vieja, nas Ilhas Canárias, se quebrar a enorme laje de pedra poderia esmagar no Oceano Atlântico causando um maremoto assassino.

As ilhas Canárias foram atingidas por 50 sismos em três dias, principalmente em La Palma, Tenerife e Gran Canaria, onde tremores de baixa magnitude e intensidade foram medidos entre 1,5 e 2,7 na Escala de Richter. 

Os sismos, do vulcão mais activo do arquipélago espanhol, localizado na ilha de La Palma, provocaram pânico nas ilhas Canárias, com especialistas em vulcões chamados para examinar a actividade sísmica incomum. 

A actividade do "enxame sísmico" poderia ser sinal de que o vulcão de La Palma poderia entrar em erupção, deixando um julgamento de destruição ao longo da costa leste dos EUA, da Espanha e até da Grã-Bretanha. 

Vulcão de La Palma
Cumbre Vieja é um vulcão activo mas dormecido
O aviso vem do Dr. Steven Ward, da Universidade da Califórnia, e do Dr. Simon Day, do Benfield Greig Hazard Research Center do University College de Londres. 

Eles descobriram se o Cumbre Vieja - um vulcão activo mas adormecido - se entrar em erupção, o flanco ocidental da montanha poderia cair no mar.

Escrito em cartas de pesquisa de geofísica, eles disseram que uma acumulação de águas subterrâneas poderia desestabilizar um bloco de rocha de até 500 quilómetros cúbicos de tamanho, que poderia quebrar, esmagando o mar em até 350 km por hora (220 mph).

Esta erupção poderia causar o deslizamento de terra, que desencadeará uma parede mortal de água, inicialmente com quase 3000 pés de altura ( 900 metros ) e várias milhas de largura, para arrasar as margens do sul do Reino Unido, a velocidades de até 800 km por hora (500 mph).

A energia libertada pelo colapso seria igual ao consumo total de eletricidade dos EUA por seis meses.

As ondas de 100 metros (330 pés) de crista a calha atingiriam a costa africana, enquanto o norte-leste afectaria a Espanha, Portugal e França, e ainda poderia aproximar-se de 12 m (40 pés) quando atingissem o Reino Unido.

Os autores relataram: "O impacto máximo será sentido em alguns lugares-chave nas Canárias", acrescentando "em La Palma, a cidade de Santa Cruz seria atingida por duas ondas de inundação simultâneas com consequências devastadoras". 

O Dr. Day disse ao Daily Star Online no ano passado que o vulcão monstro entra em erupção aproximadamente uma vez a cada 50 a 70 anos, em média, cada vez que aumenta a probabilidade de um colapso.

Cumbre Vieja registou 50 sismos em três dias

O Cumbre Vieja de 1949 metros de altura, o vulcão do sul, é um dos mais activos nas Canárias. 

Mas deverá ocorrer outra explosão violenta de lava porque a última erupção foi em 1971. 

Express.co.uk informou na terça-feira que as ilhas, com destinos de férias muito populares para os britânicos, foram atingidas por 40 sismos em apenas 48 horas. 

Mas durante a noite e ao amanhecer, 10 tremores adicionais foram registados no enorme vulcão Cumbre Vieja, que fica em La Palma. 

Um deles registou uma magnitude de 2,1, que aconteceu logo após a meia-noite.

VIDEO: 

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...