sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Cientistas desenvolvem cola que cicatriza ferimentos em 60 segundos

Resultado de imagem para Cientistas desenvolvem cola que cicatriza ferimentos em 60 segundos
Cientistas desenvolveram uma cola cirúrgica que pode revolucionar a forma como lidamos com primeiros socorros. Elástica e adesiva, a cola pode cicatrizar ferimentos na pele e em órgãos internos, sem a necessidade de suturas.

Segundo a equipa de investigadores que a desenvolveu, a nova cola cirúrgica pode ser considerada uma revolucionária salvadora de vidas, uma vez que pode sarar ferimentos em apenas 60 segundos, sem interferir na expansão e relaxamento do órgão ou na região da pele em que for aplicada.

O gel cirúrgico, apelidado de “MeTro”, usa uma proteína híbrida elástica para curar ferimentos internos ou externos, dispensando suturas ou agrafos. A pesquisa foi apresentada num artigo publicado na revista Science Translational Medicine.

“A beleza da nossa formula é que, à medida que entra em contacto com a superfície dos tecidos, se solidifica numa espécie de gel”, diz a autora principal do artigo, Nasim Annabi, investigadora da Norheastern University, em Boston, nos Estados Unidos.

De acordo com os investigadores, as feridas tratadas com o MeTro podem ser curadas em cerca de metade do tempo dos procedimentos médicos mais populares actualmente em uso, e o produto seca sozinho, sem deixar nenhum tipo de toxina na pele ou tecido do paciente.

Além disso, graças a uma enzima presente na composição da cola, o MeTro pode ser modificado de modo a que a sua acção dure mais ou menos tempo no tecido em que for aplicado, adaptando-se à necessidade clínica específica.

Os cientistas garantem também que o produto é de fácil uso e manutenção, podendo ser armazenado de maneira simples, sem necessitar de espaços próprios.


Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...