terça-feira, 21 de novembro de 2017

A vida na Terra já pode existir em planetas alienígenas, dizem cientistas

A vida na Terra já pode existir em planetas alienígenas, dizem cientistas
Outros planetas podem ter vida da Terra depois que o pó transporta plantas, bactérias e micro-animais, disseram cientistas em Edimburgo 

As formas de vida na Terra também pode existir em outros planetas, de acordo com uma teoria sobre microrganismos do nosso sistema solar. Cientistas que estudam poeira interplanetária afirmaram que a matéria em pó é capaz de transportar pequenos organismos através do cosmos.

Cientistas com sede em Edimburgo afirmam que bactérias e micro-animais chamados tardigrades podem sobreviver à jornada perigosa, sugerindo que os erros alienígenas podem ter chegado há Terra da mesma forma. Mesmo algumas plantas podem sobreviver à provação das viagens espaciais.

Fluxos poderosos de poeira espacial podem viajarem até 43,75 km por segundo (70 km / s). O tráfego bidirecional poderia enviar bio-partículas espiral da atracção gravitacional da Terra e além da atmosfera, de acordo com os pesquisadores.

"A proposição de que as colisões de poeira espacial poderia impulsionar os organismos em distâncias enormes entre os planetas suscita algumas perspectivas emocionantes de como a vida e as atmosferas dos planetas se originaram", disse o líder do estudo, Professor Arjun Berera, da Faculdade de Física e Astronomia da Universidade de Edimburgo.

"A transmissão de poeira do espaço rápido é encontrada em todos os sistemas planetários e pode ser um factor comum na proliferação da vida".

Os cientistas da Agência Espacial Europeia (ESA) encontraram vestígios de poeira interestelar num dos anéis de gelo de Saturno, feitos de material originário da sua lua, Enceladus. A equipe examinou 36 grãos de poeira interestelar, que é mais de cinco vezes o número detectado anteriormente. Os grãos foram feitos principalmente de cálcio, ferro, magnésio, silício e oxigénio.

Anteriormente, os cientistas concluíram que impactos de asteróides e cometas poderiam ter importado uma nova forma de vida para a Terra, enquanto pesquisadores da Universidade de Colúmbia dizem que a vida na Terra pode ter sido transportada de Marte.

Giovanni Cassini foi o primeiro astrónomo a reconhecer essa poeira no espaço interplanetário e sua presença ao redor do Sol, através de observações telescópicas no século XVII. 

A possibilidade de importar a vida, ou os ingredientes principais da vida, para a Terra tem sido considerada no passado. A teoria da Panspermia, como se sabe, foi proposta pela primeira vez em 1871. Os entusiastas do espaço há muito discutiram a possibilidade.

"Nós podemos encontrar partes de Marte aqui na Terra e nós suspeitamos que existem pedaços da Terra em Marte", disse Caleb Scharf, da Columbia University, à Business Insider.

"Se esse material pode transportar organismos vivos, é possível que possamos ser marcianos".

A nova pesquisa foi parcialmente financiada pelo Conselho de Instalações de Ciência e Tecnologia e publicada na revista Astrobiology.


Fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...