Os cientistas assinalaram que o asteróide é alongado, de cor vermelha escura e que, além disso, não gira em torno do Sol.
O primeiro cometa conhecido de proviniência fora do Sistema Solar foi descoberto no Havaí a 18 de outubro e agora os especialistas da NASA detalham suas características, que não seguem as qualidades típicas dos asteróides.
De acordo com a descrição da agência espacial, o C/2017 U1 tem uma aparência alongada, como um charuto enorme de cerca de 400 metros e sua cor é vermelha escura.
Sua forma poderia fornecer novas pistas sobre como outros sistemas estelares foram formados, relatou a Nature .
Sua forma poderia fornecer novas pistas sobre como outros sistemas estelares foram formados, relatou a Nature .
Em relação à sua origem, as primeiras estimativas indicam que ele avança a 64000 quilómetros por hora a partir de uma direcção no qual a constelação de Lyra está localizada, então levará alguns anos para atravessar todo o Sistema Solar antes de deixá-lo para não retornar.
De órbita hiperbólica y con la mayor excentricidad jamás registrada... Un gran hallazgo el cometa C /2017 U1http://myuniversoo.blogspot.com/2017/10/los-astronomos-pueden-haber-observado.html?spref=tw …
Dúvidas sobre sua origem
Baptizado como 'Oumuamua', uma voz havaiana que se refere a um mensageiro que chega da distância, este asteróide não gira em torno do sol, mas segue uma trajectória angular em relação às órbitas de outros planetas. "Se novas observações confirmarem a natureza incomum de sua órbita, este objecto seria o primeiro caso de cometa interestelar", anunciou o Centro de Planetas Menores da União Astronómica Internacional.
No entanto, nem todos os especialistas estão convencidos de sua proveniência externa. A especialista planetária Maria Womack, da Universidade do Sul da Flórida, apontou que a particularidade da sua jornada poderia resultar de uma "interacção com Júpiter ou outro planeta" que poderia ter causado que ele mudasse sua órbita.
Mude sua tonalidade
De acordo com especialistas, o cometa varia drasticamente o seu brilho toda vez que gira em seu próprio eixo, o que acontece cada pouco mais de sete horas, explicou Karen Meech, do Instituto de Astronomia do Havaí: "Essa mudança incomum no brilho significa que o objecto é alongado: cerca de dez vezes mais do que o largo, com uma forma complexa ".
"Nós também descobrimos que tem uma cor avermelhada, semelhante à dos objectos do Sistema Solar no exterior, e confirmamos que é completamente inerte, sem o menor vestígio de poeira ao redor", acrescentou. Segundo Meech, a sua vermelhidão é o resultado da irradiação de raios cósmicos ao longo de centenas de milhões de anos.
Essas propriedades sugerem que o cometa é denso, composto de rochas e, talvez, de metais e não contém água nem gelo.
Fonte: RT
Sem comentários:
Enviar um comentário