segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Eridu, a primeira cidade na Terra antes do grande dilúvio, segundo a Lista dos Reis da Suméria


Segundo a Lista dos Reis da Suméria, Eridu foi a primeira cidade do mundo. A linha de abertura lê-se:

"[Nam] -lugal an-ta èd-dè-a-ba

[eri] du ki nam-lugal-la "

"Quando a realeza do céu foi abaixada,

A realeza estava em Eridu ".

Eridu (Coordenadas: 30 ° 48'57.02 "N 45 ° 59'45.85" E) foi uma antiga cidade no sul da Mesopotâmia, a 24 quilómetros ao sul de Ur, no actual sítio arqueológico de Tell Abu Shahrein. Eridu, também traduzido como Eridug, poderia significar "lugar poderoso" ou "lugar de orientação" de acordo com estudiosos que dizem que este sítio arqueológico é de grande importância.

Na sua base, era provavelmente a uma curta distância do Golfo Pérsico; no entanto, actualmente, devido ao acumulo de limo na costa ao longo dos milénios, os restos de Eridu estão agora a uma certa distância do golfo em Abu Shahrain, no Iraque.


Alguns estudiosos argumentam que, nos tempos da Suméria antiga, Eridu estava ligada ao estuário por meio de canais e de acordo com os épicos da Babilónia, foi a primeira cidade criada no mundo.

Conforme observado pela mitologia suméria, a antiga cidade de Eridu foi uma das cinco cidades antigas construídas na Terra antes do grande dilúvio.

Eridu era a cidade mais ao sul do conglomerado da Mesopotâmia e importante centro do culto ao deus da água, Enki.

Em julho de 2016, a UNESCO escolheu o sítio arqueológico de Tell Eridu como um património misto da humanidade, como "parte dos vestígios arqueológicos dos assentamentos sumerios na Mesopotâmia Inferior, que floresceu entre o terceiro e o quarto milénio aC no delta formado pelo rios Eufrates e Tigre ".

Conforme observado pela antiga tradição suméria, assim como a lista do rei sumério, Eridu foi a mais antiga das cidades da Mesopotâmia, em cuja localização o deus Marduk criou o mundo.

Os arqueólogos provaram, através da pesquisa no século XX, que os níveis mais baixos da cidade (nível XIX) remontam a pelo menos 4900 aC, no início do período El Obeid. Pesquisadores convencionais sugerem que a cidade foi fundada no século 54 aC.

Nesta primeira etapa, os restos cerâmicos mostram um papel significativo de Eridu na região.

Em direcção a 3800 aC (nível VI), a cidade possui um importante templo e um cemitério de onde foram descobertos mil túmulos.

Para o ano 2500 aC., Durante o dinástico arcaico, um governante, talvez da primeira dinastia de Ur, construiu um grande palácio em Eridu e, no final do III milénio aC, durante o reinado de Amar-Sin, um grande O zigurat foi construído na cidade, que permaneceu um importante centro religioso no império da terceira dinastia de Ur.

De acordo com a lista do rei sumério, os primeiros reis "mitológicos", sucessores do reinado do céu, são os de Eridu.

A lista do rei continua:

Em Eridu, Alulim tornou-se rei; Ele governou por 28800 anos. Alalngar governou por 36000 anos. 2 reis; Eles governaram por 64800 anos. Então Eridu caiu e a realeza foi levada a Bad-tibira.

A lista do rei da Suméria descreve com detalhes sem precedentes uma época em que o mundo foi governado por seres referidos como "deuses" por milhares de anos. Esta é uma das principais razões pelas quais os estudiosos da conveniência sugerem que a lista do rei sumério é uma mistura de relatos pré-históricos e mitológicos e que aqueles governantes que viveram reinos longamente implausíveis não eram reais e faziam parte do folclore antigo.

Os estudiosos do mainstream vêem a idade que um governante alegadamente governava sobre as pessoas como um reflexo de sua importância. Quanto mais anos governava um rei, mais importante era ele. No entanto, isso é altamente debatido entre muitos autores.

Esta cidade antiga era um dos assentamentos mais importantes da antiguidade, e o núcleo urbano de Eridu era o templo de Enki, chamado Casa do Aqüífero.

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...