quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Futuras erupções vulcânicas podem causar 'anos sem verão'

Vulcão em erupção

Grandes erupções vulcânicas que ocorrerão no futuro têm potencial de prejudicar as temperaturas a nível mundial...

De acordo com o novo estudo realizado pelo NCAR (Centro Nacional de Investigação Atmosférica) citado pelo Phys.org, estes cataclismos terão um impacto maior devido às alterações climáticas.

Os autores do estudo investigaram a erupção cataclísmica do Monte Tambora na Indonésia, realizado em abril de 1815, e que evidentemente desencadeou assim o chamado "ano sem verão" em 1816.

Aquele ano é culpado pela perda de colheitas e epidemias de doenças, que causaram mais de 100.000 mortes em todo o mundo.

Os investigadores descobriram que se alguma erupção similar ocorrer em 2085, as temperaturas cairão drasticamente, embora isso não seja suficiente para compensar o aquecimento futuro associado às mudanças climáticas.

Os cientistas indicam que um resfriamento adicional depois dessa suposta erupção futura também diminuirá significativamente o número de precipitações que cai em todo o mundo.

Ao mesmo tempo, os pesquisadores avisam que com temperaturas mais altas, os oceanos serão cada vez menos capazes de moderar os impactos climáticos causados por erupções vulcânicas.

Devido à redução dessa capacidade dos oceanos, os cientistas prevêem chegada dos "anos sem verão", causada pelas erupções vulcânicas.

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...