O aumento da temperatura planetária está provocando o degelo dos glaciares, o que, por sua vez, está ligado a uma maior actividade vulcânica.
Um estudo encabeçado por cientistas da Universidade de Leeds (Reino Unido) sugeriu que o degelo dos glaciares, que é uma das consequências do aquecimento global de nosso planeta, impacta o nível da actividade vulcânica. Os pesquisadores publicaram um estudo na revista científica Geology, informou o site da universidade britânica.
No seu trabalho, os cientistas revelaram que na Islândia, quando o território do país coberto de glaciares era mais extenso, o nível de actividade vulcânica era mais baixo. Entretanto, à medida que várias dessas formações geladas derreteram, o número de erupções aumentou.
Para chegar a essa conclusão os cientistas examinaram a cinza vulcânica islandesa preservada em depósitos de turfa e sedimentos lacustres. A análise lhes permitiu identificar um período de actividade vulcânica reduzida, há 5500 e 4500 anos .
Esse período ocorreu depois de uma importante diminuição da temperatura, que causou o crescimento dos glaciais. Os cientistas creem que esse aumento da camada de gelo "tranquilizou" os vulcões.
Os pesquisadores apontam como explicação as alterações causadas pelo derretimento do gelo na pressão sobre a superfície do nosso planeta.
"Quando os glaciares recuam, a pressão sobre a superfície da Terra se reduz. Isso pode fazer aumentar o derretimento do manto, bem como afectar o fluxo e a quantidade de magma que a crosta terrestre pode suportar", explicou um dos autores do estudo, Ivan Savov, professor da Universidade de Leeds.
"Mesmo pequenas mudanças da pressão superficial podem alterar a probabilidade de ocorrerem erupções em vulcões cobertos de gelo", acrescentou o especialista.
Ler mais AQUI
Sem comentários:
Enviar um comentário