quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Início da fase superior: caça sueco ultrapassa a barreira do som

Resultado de imagem para Gripen E

O primeiro protótipo do caça Gripen E da empresa sueca Saab, conseguiu pela primeira vez superar a velocidade do som, simbolizando um marco crucial do seu desenvolvimento.

Os testes ocorreram sobre o mar Báltico em outubro, informa o comunicado da empresa sueca.

O objectivo das manobras foi determinar como funciona o avião em altas velocidades e obter dados sobre a eficiência do design e dos motores do Gripen E.

Em particular, os motores do avião lhe oferecem a capacidade de super cruzeiro, ou seja, a aeronave pode voar a uma velocidade supersónica sem usar seu dispositivo de pós- combustível.

A barreira do som é o limite de velocidade em que um avião pode se deslocar no ar sem desprezar as ondas sonoras emitidas por ele mesmo. A velocidade do som no ar é de aproximadamente 340 metros por segundo (1 200 km/h).

O piloto Marcus Wandt, que pilotou o avião durante os testes, notou que o momento chamado de "voo transónico" à beira da barreira do som representa grande importância e que o novo Gripen desempenhou seu papel extremamente bem.

"O programa de voos de teste do Gripen E está funcionando extremamente bem…", declarou Jonas Hjelm, director da área de negócios aeronáuticos da Saab.

Actualmente, apenas os caças russos Su-35 e Su-57, os estados unidos F-22 e os europeus Rafale e Typhoon possuem essa capacidade avançada. O Gripen é um caça da quarta geração, comparável com os F-16 estados unidos e MiG-29 e Su-30 russos.

Durante a apresentação, ocorrida em 24 de outubro, o director executivo da Saab, Hakan Buskhe, comentou que além do programa no Brasil, a empresa também oferece modelos de nova construção a potenciais compradores na Europa Oriental e África.


Ler mais AQUI

Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...