segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Intruso inesperado: galáxia espiral aparece rodeando estrelas famosas

Galáxia espiral (imagem ilustrativa)

Uma fotografia das Plêiades foi "invadida" por um intruso inesperado: uma galáxia espiral.

A imagem, captada pelo fotógrafo português Miguel Claro, mostra as Plêiades — um grupo de estrelas da constelação de Touro — rodeadas por uma nuvem brilhante de cor azul.


De acordo com o site Space, a nuvem azul de pó interestelar e gás que rodeiam as estrelas, é nebulosa de reflexão que brilha com uma luz fraca reflectida pelas estrelas mais próximas.

As Plêiades são um grupo de estrelas clientes da constelação de Touro, cujas temperaturas podem atingir 27.700 graus Celsius.

Este é um dos aglomerados estelares mais próximos ao nosso planeta, que conta com mais de 1000 estrelas. E quanto às suas estrelas mais luminosas — conhecidas como Sete Irmãs — podem ser detectadas facilmente a olho nu sem equipamento.

Inicialmente, os cientistas acreditavam que o pó que se encontra ao redor das estrelas mais brilhantes das Plêiades, era restos do processo de formação do grupo de estrelas, mas actualmente a teoria principal diz que a nuvem é uma simples nebulosa que está sendo atravessada pelas Plêiades.

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...