No verão de 2020, a NASA planeia utilizar pára-quedas robóticos para aterrissagem no Planeta Vermelho em busca de amostras de solo.
A NASA revelou um vídeo com imagens do primeiro teste de paraquedas supersónico que parece estar pronto para ajudar a aterrissar uma sonda no Planeta Vermelho em 2020.
O rover Mars é um veículo motorizado que se desloca pela superfície marciana. O objetivo principal dele é determinar se em algum momento houve vida no planeta, caracterizar o clima e a geologia, bem como dar os primeiros passos rumo à exploração humana.
A construção de um paraquedas supersónico está diretamente relacionada à missão a Marte para obter amostras de solo. Destaca-se ser importante também encontrar uma maneira segura de aterrissar no planeta.
Unido ao foguete Black Brant IX com uma ogiva de 17 metros de altura, o paraquedas foi disparado a uma altitude de 50 km da base espacial Wallops Flight Facility da NASA, na costa leste da Virgínia, nos EUA.
O vídeo mostra como, a uns 40 km de altura, e viajando a uma velocidade 1,8 vez maior do que a de som, o paraquedas feito de nylon e kevlar é disparado da astro nave da NASA e aterrissa no oceano.
A agência espacial espera que a missão prepare o terreno para futuras explorações humanas. Maravilhado pelo êxito do paraquedas, Ian Clark, líder técnico do teste iniciado pelo Laboratório de Propulsão e Reação da NASA, anunciou no site da agência que o experimento foi uma viagem bastante emocionante:
"As imagens do nosso primeiro lançamento de pára-quedas são quase tão impressionantes de contemplar como cientificamente significativas. Pela primeira vez, podemos ver como seria estar em uma nave espacial lançando-se até o Planeta Vermelho com pára-quedas", partilhou.
Ler mais AQUI
Sem comentários:
Enviar um comentário