NOVA ZELÂNDIA pode estar na linha de fogo de um devastador tsunami e terramoto após o despertar de uma falha adormecida, adverte um geólogo.
A linha de falha Hikurangi há muito tempo adormecida foi recentemente reactivada e agora poderia produzir um terramoto mortal de magnitude 9,0.
A cientista da GNS, Ursula Cochran, disse: "Precisamos pensar no Japão de 2011 basicamente, porque se todo o nosso limite de placas rompesse seria um terramoto de magnitude 9".
O geólogo afirmou que a linha de falhas está movendo-se novamente após o tremor mortal de Kaikōura em 2016.
Nova Zelândia senta ao longo da linha de falha entre o Australian Plate e o Pacific Plate deixando-a susceptível a terramotos.
Um terramoto no limite poderia causar um tsunami comparável à onda de terror que matou 16 mil pessoas no Japão e causou um colapso nuclear.
O terramoto de Kaikōura, que reactivou a falha, levou duas vidas quando atingiu a Nova Zelândia, mas pode haver muito pior por vir, alertou a Sra. Cochran
Ela disse: "Uma coisa sobre reflectir sobre o terramoto de Kaikōura é que não queremos que as pessoas pensem que este é o grande".
O epicentro do terramoto poderia atingir mais o litoral leste da ilha do norte da Nova Zelândia e partes do sul.
Os tsunamis podem levar a uma perda de vidas muito maior do que o terramoto em si.
A Sra. Cochran disse: "Sabemos que, por meio de modelagem do tsunami (da zona de subdução de Hikurangi, os tempos de viagem podem ser muito baixos, sete minutos para a costa do sul de Wairarapa").
A devastação de 2016 foi 7,6 de magnitude quando atingiu logo após a meia-noite de 14 de novembro.
Agitando o chão e mudando o chão em 12 metros, o terramoto deixou a área devastada.
O aviso vem quando o Monte Agung aterrou voos e evacuações em Bali, que fica ao longo do mortal Anel de Fogo.
Existem mais de 450 vulcões ao longo do Anel de Fogo do Pacífico, que é o cinturão de terramotos mais activo do mundo.
O último relatório de Riscos Vulcânicos Globais diz: "Estes vulcões têm o potencial de ser altamente explosivos".
"O" anel de fogo "do Pacífico compreende cadeias de vulcões da ilha (por exemplo, Aleúcias, Indonésia, Filipinas) e vulcões continentais (por exemplo, nos Andes) que se formaram acima das zonas de subdução".
O anel de 25 mil milhas estende-se todo o caminho da América do Sul e América do Norte para o Japão e a Nova Zelândia do outro lado do oceano.
O Monte Agung é o vulcão mais alto da ilha de Bali - um popular destino de lua de mel no vasto arquipélago indonésio.
VIDEO:
Ler mais AQUI
Sem comentários:
Enviar um comentário