Uma rocha espacial monstruosa, que poderia ameaçar a vida na Terra, se atingir o planeta, é previsto passar na época festiva.
Com cerca de 4 quilómetros de largura, o asteróide, chamado 3200 Phaethon, está previsto que "passe próximo do nosso planeta a 16 de dezembro, apenas nove dias antes do Natal.
O asteróide está numa lista de rotas espaciais "potencialmente perigosas" compiladas pelo Minor Planet Center da NASA.
Se um objecto desse tamanho fizesse um impacto directo com a Terra, poderia destruir um continente inteiro ou potencialmente muito mais.
Um impacto no oceano enviaria tsunamis monstruosos em todo o mundo.
Felizmente para nós, é esperado que passe a 6,5 milhões de milhas de distância, 27 vezes a distância da Lua, mas isso é considerado uma passagem íntima em termos cosmológicos.
Chamado após o grego demi-deus Phaethon que, de acordo com a mitologia, quase incendiou a Terra, cientistas do Laboratório de Propulsão a Jacto da NASA usarão o passagem próxima para estudar o objecto e criar um modelo 3D detalhado.
A rocha de forma irregular foi identificada pela primeira vez em dezembro de 2007 e acredita-se que seja o órgão principal responsável pela chuva de meteoros Geminid, devido ao pico deste ano na noite de 13 de dezembro.
A chuva de meteoros é esperada para dar um espectáculo deslumbrante durante dez noites, até 100 estrelas a cada hora.
A aproximação do asteróide no próximo mês será a mais próxima da Terra desde 1974.
Não chegará tão perto antes de 2093.
A NASA diz que 3200 Phaethon será visível através de pequenos telescópios para amadores experientes em sítios com céu escuro.
É mesmo potencialmente detectável durante três semanas, mas deve estar no seu ponto mais brilhante entre 11 e 21 de dezembro.
VIDEO:
VIDEO:
Ler mais AQUI
Sem comentários:
Enviar um comentário