Os cientistas registaram um evento chocante numa galáxia localizada a 2600 milhões de anos-luz da Terra. O evento ainda não possui explicação.
Um grupo internacional de astrónomos registou a explosão espacial mais poderosa da história desde que foram feitas observações. Ocorreu no centro de uma galáxia localizada a 2600 milhões de anos-luz da Terra.
De acordo com as descobertas dos pesquisadores, o evento foi causado pela explosão de uma óptima estrela, informa o portal cientifico Scientific Alert, que se refere ao estudo publicado na revista Nature Astronomy.
O objecto transitório - devido a diferentes tons da mesma cor, mudando o brilho ou a luminosidade - o PS1-10adi foi descoberto em 2010 com o telescópio Pan-STARRS do Observatório Haleakala, localizado no topo do vulcão Maui no arquipélago de Havaí.
Segundo os astrónomos, a energia do flash excede várias vezes a magnitude da luminosidade das super novas convencionais . O PS1-10adi estava apagando-se por mais de três anos, período durante o qual era mais brilhante do que a sua galáxia mãe.
"A descoberta que fizemos revelou a possibilidade de que existam explosões capazes de expulsar uma quantidade de energia dez vezes maior que o normal", diz o astrónomo Cosimo Inserra, da Universidade de Southampton (Reino Unido).
Dada a quantidade de energia envolvida, é uma super nova particularmente impressionante de uma estrela pelo menos centenas de vezes mais maciça do que o nosso Sol, ou de um objecto menor dramaticamente rasgado por um grande buraco negro, sugere o estudo.
Fonte: RT
Sem comentários:
Enviar um comentário